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Com quantos anos meu filho deve começar a prática de exercícios físicos e como fazer do jeito certo?

Seward ●

15 de abril de 2022

Com quantos anos meu filho deve começar a prática de exercícios físicos e como fazer do jeito certo?

A prática de exercício físico pode proporcionar diversos benefícios para as crianças e adolescentes: melhora a qualidade do sono, da coordenação motora, do humor e funções cognitivas, auxilia na saúde do coração e condição física, ajuda a desenvolver habilidades motoras, melhora suas habilidades de socialização, diminui estresse e diminui sintomas de ansiedade e depressão

Até o primeiro ano de vida é recomendado que fiquem, pelo menos, 30 minutos por dia de barriga para baixo (posição de bruços), fazendo brincadeiras e jogos que façam a criança movimentar braços e pernas, sendo estimulada a alcançar, segurar, puxar, engatinhar, rolar e se equilibrar.

Entre 1 e 2 anos a criança deve ficar 3 horas por dia fazem atividades físicas de qualquer intensidade, distribuídas durante o dia brincadeiras que visam se equilibrar nos dois pés, em um só, girar, andar, correr, escalar, pular e arremessar.

Dos 3 aos 5 anos a criança deve praticar 3 horas de atividades físicas, sendo uma delas de intensidade moderada e podendo ser realizada durante a educação física escolar, natação, ginástica, lutas, danças e outros esportes.

A partir dos 6 anos até os 17, a criança ou adolescente deve fazer atividades de todos os tipos. É necessário praticar 60 minutos de exercício físico por dia, principalmente aqueles que fazem a respiração e os batimentos cardíacos aumentarem. Além disso, 3 vezes por semana deve ser feito exercícios que fortaleçam os músculos e ossos, como saltar, puxar e empurra objetos. Essas atividades necessitam ser feitas com o acompanhamento de pais e responsáveis. Há também a opção de fazer exercícios de força que são muito vantajosos para o desenvolvimento de músculos e massa óssea. Esse tipo de atividade deve ser sempre acompanhado por um pediatra e um educador físico capacitado para passar os movimentos e pesos de acordo com o sexo, idade, capacidade física, experiência e técnica do indivíduo.