Anjos que salvam vidas

Rua João Bauer, nº 85, centro - Itajaí

(047) 3249-5301 | (047) 3249-5308 | (047) 3249-5315

CUIDADOS COM AS CRIANÇAS NO INVERNO:

CUIDADOS COM AS CRIANÇAS NO INVERNO

Com a proximidade do Inverno, aumentam as ocorrências de infecções de vias aéreas superiores (IVAS), sobretudo em crianças com idade escolar.
No Inverno, são maiores as aglomerações em ambientes fechados, o que aumenta a proximidade entre as pessoas, facilitando a transmissão do vírus. O Frio, portanto, cria condições para maior disseminação do vírus em lugares com pouca ventilação onde as pessoas falam, tossem e espirram estando muito perto umas das outras.
O tempo seco e frio dificulta também a dispersão dos poluentes atmosféricos, piorando a qualidade do ar, gerando maior irritação da mucosa respiratória, o que pode agravar patologias prévias, como rinites e asma, além de facilitar as infecções.
Para evitar possíveis complicações é importante seguir as capanhas de vacinação e o tratamento médico especializado.
A infecção é combatida pelo sistema imunológico, as medicações utilizadas são indicadas para aliviar os sintomas, por isso é importante o repouso e hidratação.
Tratamento: Sintomáticos + Repouso + Hidratação
Para controle da febre e dor é recomendável o uso de analgésicos e antitérmicos

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE GRIPE E RESFRIADO?
GRIPE x RESFRIADO:
A gripe é causada pelo vírus influenza (tipos A ou B) e, geralmente, é caracterizada por febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca, o que pode durar até duas semanas. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Pode haver casos que podem evoluir para complicações graves, como pneumonia, necessitando muitas vezes de internação hospitalar.
Já o resfriado é causado por vírus diferentes, sendo os mais comuns rinovírus, parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (RSV). Os sintomas do resfriado são mais brandos e duram menos tempo do que a gripe, sendo, em média, quatro dias. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo, febre baixa e dor de garganta leve.
O diagnóstico da gripe normalmente é baseado em sinais e sintomas percebidos durante o exame físico. Os resultados dos testes específicos para determinação dos vírus demoram alguns dias, não sendo obtidos, portanto, na fase aguda da infecção.
Os exames de imagem, como os de Raio X, por exemplo, não fazem parte da rotina diagnóstica.

PREVENÇÃO:
Como a transmissão dos vírus é feita através de gotículas da saliva ou de secreção respiratória, cuidados básicos de higiene devem ser redobrados, como destaca a médica:
– Lavar as mãos com água e sabão ou com álcool gel;
– Evitar locais aglomerados ou fechados;
– Cobrir a boca e o nariz com papel ao tossir ou espirrar;
– Tomar vacinas. A imunização previne infecção por três ou quatro tipos de vírus. Em 2019 o Ministério da Saúde ampliou o limite de idade no público infantil e crianças de 6 meses até 6 anos incompletos podem tomar a dose nos postos de saúde. A proteção vacinal tem início de 10 a 15 dias após a aplicação e estende-se por 1 ano

FONTE: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/chegada-do-inverno-favorece-ocorrencias-de-infeccoes-de-vias-aereas-superiores/

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *