Anjos que salvam vidas

Rua João Bauer, nº 85, centro - Itajaí

(047) 3249-5301 | (047) 3249-5308 | (047) 3249-5315

Hospital Infantil Pequeno Anjo promove ações de Segurança ao Paciente

Setembro é o mês da Segurança dos Pacientes e no Hospital Infantil Pequeno Anjo – HIPA diversas atividades de treinamento e orientação são realizadas com a equipe multidisciplinar. A intenção é que todos os profissionais estejam cada vez mais qualificados para cuidar e garantir a segurança de todas as crianças e adolescentes que são atendidas na unidade hospitalar.
As atividades iniciaram com os profissionais da área da Enfermagem que participaram de treinamento. A importância no cuidado para evitar a Sepse nos pacientes foi tema de palestra ministrada pela Infectopediatra, Dra. Renata Araújo Alves que faz parte do corpo clínico do HIPA. Médicos, residentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram das palestras realizadas em formato híbrido. O tema foi escolhido porque o dia 13 de setembro é o dia mundial da Sepse, responsável por acometer cerca de 42 mil crianças no Brasil, segundo o Ministério da Saúde e, ser a causa da morte de pelo menos 8 mil crianças.
A doença pode ocorrer até mesmo em casa, evoluir, necessitar de avaliação médica e suporte do serviço hospitalar, por isso é fundamental a rápida identificação e o cuidado para que a Sepse não ocorra, “o que nós queremos com essas palestras é orientar a nossa equipe para que possam perceber os sinais mais precocemente, para agir o mais rápido possível e melhorar o desfecho da doença”, avalia a Infectopediatra.
Os profissionais do Pequeno Anjo estão engajados no acolhimento, cuidado e segurança dos pacientes. “Nós sabemos que o trabalho individual de cada um reflete no trabalho da equipe, por isso, queremos melhorar a qualidade da assistência que prestamos as nossas crianças e adolescentes”, afirma Dra. Renata.
O objetivo da direção do hospital é capacitar 100% da equipe multidisciplinar. As atividades continuam durante todo o mês com jogos educativos internos, com bingo, quebra-cabeça, amarelinha, jogos de tabuleiro, palestra sobre a importância da doação de órgãos e sessão de cinema.
Para garantir a saúde e segurança dos pacientes que recebem atendimento no HIPA, a equipe segue protocolo mundial de atendimento, que tem seis passos e incluem: a identificação correta do paciente, melhor comunicação entre os profissionais, melhor segurança na prescrição, uso e administração dos medicamentos, garantia de cirurgia em local e paciente correto, higiene das mãos para evitar infecções e redução do risco de quedas e úlceras por pressão. Todo o cuidado para acolher e oferecer o melhor atendimento faz parte da rotina da equipe que tem compromisso com a saúde e bem-estar das crianças e adolescentes.

Sobre o Hospital Infantil Pequeno Anjo

O Hospital Infantil Pequeno Anjo é uma instituição de Urgência e Emergência da Macrorregião da Foz do Rio Itajaí, localizado no município de Itajaí-SC.
Atende crianças de 0 a 15 anos incompletos, 94% destas pelos convênios de saúde SUS – Sistema Único de Saúde, mas também atende usuários de Operadoras de Saúde Privadas e atendimentos particulares.
Possui elevada responsabilidade social no atendimento à saúde infantil, por ser o hospital pediátrico referência na região da AMFRI – Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu, que inclui além de Itajaí os municípios de Bombinhas, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Navegantes, Ilhota, Penha, Balneário Piçarras, Luiz Alves e Balneário Camboriú.

Leave a Comment

(0 Comments)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *