Refluxo Gastroesofágico é Diferente de Doença do Refluxo Gastroesofágico!
O refluxo gastroesofágico (RGE) é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago. É um evento fisiológico, que pode ocorre em todos os indivíduos, principalmente após as refeições.
Geralmente, se manifesta nos primeiros meses de vida do lactente, causando regurgitação ou vômitos, em pequenas quantidades sem prejuízo a saúde (refluxo fisiológico). Estes bebês, conhecidos como “os regurgitadores felizes”. Os episódios aumentam muito entre segundo e quatro mês de vida e diminuem com o crescimento resolvendo espontaneamente até 1 anos de idade na maioria dos casos.
Por outro lado, o refluxo é considerado patológico (Doença do Refluxo Gastroesofágico – DRGE) quando está associado a outros sintomas (sinais de alarme) como irritabilidade, dificuldade de ganho de peso, dificuldade na mamada, sono agitado, náusea e dor epigástrica ou sintomas respiratórios.
O diagnóstico de RGE é baseado na avaliação clínica. A história clínica detalhada e o exame físico são importantes para diferenciar o RGE fisiológico da DRGE.
Na ausência de sinais de alarme e caso os sintomas não impactem a alimentação, o crescimento ou desenvolvimento neuropsicomotor não há necessidade de exames complementares ou tratamento medicamentoso.
Luciana S. C. Fossari – Gastroenterologista pediátrica
CRM 10361 RQE4796
Leave a Comment
(0 Comments)